Manuel Abranches de Soveral

Escritor, investigador nas áreas da História e Genealogia, jornalista, editor (ISBN 972-97430), «designer» gráfico e professor, com obra especificada aqui sectorialmente.

Jornalista profissional desde 1974 (carteira profissional nº 520), publicou em 2008 o seu primeiro romance, «a Praça», sendo autor de mais de uma dezena obras, sobretudo na área da investigação histórica e genealógica, editadas quer em livro quer em revistas da especialidade, para além de inúmeros trabalhos de investigação editados na Net.

Foi, nomeadamente, editor de Política e Economia e Redactor-Principal (então grupo V) do jornal «O Comércio do Porto», onde trabalhou de 1978 a 1993, chefe de Redacção da revista «O Tripeiro» (1981-84) e redactor e chefe da Delegação (Porto) do semanário «O Diabo» (1978-80). Fez o seu estágio profissional na RTP/Porto (1974) e exerceu também a profissão no Brasil, onde foi repórter da revista brasileira «Manchete» (1976). Além de colaborações pontuais que mantém na Imprensa, trabalha hoje como jornalista «free-lancer». Participou no lançamento da revista «Nova Águia», em 2008, onde mantém colaboração. É director do Centro de Formação de Jornalistas do Porto desde 1993 e professor de Comunicação no Instituto Multimédia (Porto). Integrou o corpo docente do curso de pós-graduação em Jornalismo da Universidade Moderna (Porto). Formador habilitado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (EDF 6923/98 DN), com o Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico de Formadores, deu e dá inúmeros cursos neste sector, nomeadamente nas áreas do Jornalismo, Edição Gráfica, Multimédia e Comunicação Visual Gráfica.

Tem o curso de Direito, iniciado na Universidade de Lisboa e concluído na Universidade Católica de Petrópolis-Brasil (1975), e o curso de pós-graduação em Comunicação (VII Curso Bloch de Comunicação - Rio de Janeiro - 1976) que lhe deu a equivalência ao Curso Superior de Jornalismo, então exigido no Brasil para exercer a profissão, país onde teve carteira profissional.

É sócio correspondente do Instituto Português de Heráldica, membro da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, da Associação da Nobreza Histórica de Portugal, etc. Foi fundador e vários anos director do Fórum Portucalense, director (1995-2001) da Real Associação do Porto e é membro do seu Conselho Consultivo. Exerceu já as funções de assessor de Imprensa do Gabinete Técnico para a Regionalização, tendo para o efeito sido requisitado ao jornal onde trabalhava pelo Ministério da Administração Interna (DR de 21.1.1982). Deu formação ao quadro redactorial e colaborou no lançamento do «Savana», o primeiro jornal privado de Moçambique (1994), numa iniciativa da Oikos.

Nasceu a 6 de Setembro de 1953 na Quinta de Feijô, em Mafamude (Vila Nova de Gaia). É filho do Prof. Doutor Eduardo Silvério de Abranches de Soveral e neto paterno do Dr. Ramiro de Soveral Soares de Albergaria. É casado com a Drª D. Maria José de Souza Machado de Portocarrero e têm dois filhos e cinco netas.

 
.
regresso à página de abertura